É falso que helicóptero da PM ou do Tino Jr. tenha sido derrubado em favela no RJ

Boatos.org

Boato – Vídeo mostra helicóptero da Polícia Militar (PM) e do Tino Jr. que foi derrubado em favela por traficantes no Rio de Janeiro.

Análise

Em meio a diversos casos de violência que assolam o dia (e, inclusive, dominaram a pauta das últimas eleições municipais), tem circulado na internet um vídeo que apontaria para um “absurdo” que ocorreu em uma favela do Rio de Janeiro.

No vídeo, um sujeito mostra o que seria o helicóptero “do Tino Jr.” derrubado por traficantes. Nas mensagens que acompanham o vídeo, é dito que o helicóptero é da PM do estado. Leia mensagens, a transcrição e veja o vídeo:

Versão 1: Aeronave da PM é abatida na favela do Rio de janeiro. Versão 2: Líder do crime na favela da Maré prometeu e derrubou helicóptero da Polícia Civil, com o Judiciário que temos hoje, vai ficar por isso mesmo e ainda é capaz dos criminosos ganharem um prêmio…

Versão 3: olha aí ó fala cantor aqui ó Tino Júnior metida a filmar tudo te deu mal bem feito aqui no Júnior que você gosta de filmar as favela aqui no Joana sabia que um dia o mosquito para você eu sabia que o mosquito fofoqueiro um dia ia ser derrubado você fica passando aqui na favela o que que deu olha aqui ah eu tô assistindo o jogo saiu correndo tô sabendo quem saiu correndo o tio Júlio Júlio Júlio Júlio Vê aí o teu mosquito fofoqueiro aí ó aí ó aí ó fofoqueiro daí é o mosquito fofoqueiro tira o Júnior gosta de fumar na favela só quer fumar mais coisa ruim aí ó tá bom Acabou acabou o motivo de fofoqueiros do time Júnior Tá aí assistindo o jogo vai tomar uma favela aí ó falei para ela Ele vai derrubar o helicóptero tá aí ó falei helicóptero Júnior aí ó mosquito fofoqueiro lá tá aí ó fala aí quer me derrubar aí a marca de sangue aqui ó ó aí ó aí ó aí ó aí ó ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai eu falei para você eu falei ele tava brincando tá aí tiozão ó bem feito bem feito eu falei para você que ia ser derrubado Você só sabe tomar umas coisa ruim da favela acabou

Checagem

A história não demorou a viralizar na internet. Porém, as imagens não condizem com a realidade. Para fazermos a checagem do conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que traficantes derrubaram um helicóptero da PM ou do Tino Jr. em favela do Rio? 2) De onde é o helicóptero que está no vídeo em questão? 3) Já houve algum caso de aeronave da PM ou do Tino Jr. abatida em favela do Rio?

É verdade que traficantes derrubaram um helicóptero da PM ou do Tino Jr. em favela do Rio?

Um caso como este causaria comoção e viraria notícia em tudo que é veiculo de mídia. Não foi o que ocorreu. Para além do mesmo vídeo, nada consta sobre a história em questão em fontes confiáveis. Mais do que isso, a origem das imagens entrega a farsa.

De onde é o helicóptero que está no vídeo em questão?

Na realidade, o “helicóptero derrubado” nada mais é do que uma aeronave cenográfica que foi utilizada na série Arcanjo Renegado. Não é a primeira vez que imagens de bastidores da série são utilizadas em fake news. O Boatos.org tem artigos de checagem sobre um suposto traficante abatido e uma série de bandidos ostentando armas.

Já houve algum caso de aeronave da PM ou do Tino Jr. abatida em favela do Rio?

Apesar de o vídeo não ser de um episódio real, já ocorreu a derrubada de um helicóptero da polícia. Em 2009, três policiais morreram após um helicóptero ser derrubado em uma comunidade no Rio de Janeiro. Porém, não há registros recentes de tal episódio.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um helicóptero da Polícia Militar ou do Tino Jr. tenha sido derrubado em uma favela do Rio de Janeiro. A aeronave foi, na realidade, utilizada na série Arcanjo Renegado, da Globo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post É falso que helicóptero da PM ou do Tino Jr. tenha sido derrubado em favela no RJ appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.