Boatos.org
Boato – Um médico revelou que cirurgia de Lula no Sírio-Libanês foi falsa.
Análise
Hoje mesmo, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontaria que o vídeo gravado por Lula no hospital Sírio-Libanês era falsa. Agora, outra teoria sobre “farsa” circula na internet.
Um vídeo de um homem, que seria um médico, está viralizando com alguns questionamentos sobre a veracidade da cirurgia de Lula. Ela teria apontado que uma cirurgia de tamanha complexidade não poderia resultar em uma recuperação tão rápida. Leia:
Versão 1: Das duas, uma: ou a cirurgia é falsa ou o vídeo é falso ! Estes médicos do SL são uns babacas que acham que o povo é trouxa. Até quem não é médico sabe que impossível uma pessoa se recuperar tão rápido assim de 3 cirurgias neurológicas . Lula já era…! Versão 2: Essa cirurgia do lularápio, só acredita quem é realmente alienado, isso não existe, olha o depoimento desse médico.
Transcrição: O Lula passeando, andando mais rápido do que o médico, após três procedimentos cirúrgicos envolvendo o seu cérebro, calota craniana. Beta, três dias com o dreno Canuto dentro da cabeça, com sangue saindo, sangue para fora, depois cateterismo da femoral, que é na coxa até o cérebro, e mais outro procedimento. E aí, de repente, feito mágica, pula lá, aparece caminhando no hospital mais rápido do que o médico, com a cabeça da mesma forma, sem ser raspado o cabelo. Se houve uma cirurgia, aí sim, sinto muito cheiro de Libanês. Mas que falta de higiene é essa? Operar o cérebro de uma pessoa, abrir a calota craniana, sem raspar a cabeça? Que procedimento é esse de um hospital renomado? E voltar de anestesia geral, de entubação, de três procedimentos, andando rápido no outro dia?
Sinceramente, ou pensam que todo brasileiro é otário, ou… Sinceramente, não é o Lula. Ou ele é o idoso que deve ser estudado pela NASA. Não existe isso! A questão é: o que será que está por trás disso tudo? O que será que está por trás desse teatro todo? O que será que está por trás de toda essa situação sem sentido? Primeiro, a pressão na cabeça: como é que colocam um paciente dentro de um avião, que tem uma pressão altíssima no crânio? Não existe isso! Por que não o levaram ao hospital de Brasília, que é o mesmo hospital? Por que levá-lo para São Paulo? Não existe isso.
Segundo, o procedimento feito, sem se falar muito, dizendo que depois estava tudo bem, tudo bom, que ele daqui a pouco estaria de alta. Tá compreendendo? Ainda com dreno. Depois, “não, agora nós vamos ter que fazer outro procedimento.” Outra coisa: quando se faz um cateter que vai até a femoral, é muito invasivo, é agressivo. A pessoa fica com dores na coxa, a pessoa fica com um roxidão na coxa. Não sai andando assim, não, num torre de 79 anos, rápido, como um estirão, mais rápido que o médico. Não, isso não existe. A grande pergunta é: qual é o mistério aí? Porque um dia saberemos.
Checagem
O vídeo se espalhou no WhatsApp e em diversas redes sociais, mas está errada em dois níveis: o da autoria e do mérito. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) Cirurgia de Lula no Sírio-Libanês é falsa? 2) O homem que gravou o vídeo é um médico e falou coisas corretas? 3) O vídeo de Lula caminhando no Sírio-Libanês foi falso?
Cirurgia de Lula no Sírio-Libanês é falsa?
Não. As alegações apresentadas no vídeo são frágeis. Primeiro, porque Lula não fez a “cirurgia em um dia” e “saiu andando em outro”. Na realidade, houve um intervalo de alguns dias entre a cirurgia de emergência, o segundo procedimento (que sequer teve anestesia geral), o vídeo e a alta.
Segundo: como o procedimento foi minimamente invasivo, não foi preciso raspar a cabeça de Lula. Ao contrário do que se tem a entender no vídeo, não foi tirada a “tampa da cabeça” na craniotomia para drenagem de um hematoma subdural e, posteriormente, por uma embolização da artéria meníngea média.
O homem que gravou o vídeo é um médico e falou coisas corretas?
Para além disso, é falso que o homem seja um médico. Além de as afirmações feitas por ele demonstrarem desconhecimento aprofundados dos procedimentos realizados e das possíveis evoluções clínicas em casos semelhantes, o nome que está na descrição do vídeo nos leva a um homem com diversas atividades como advogado e pastor (médico não está entre elas).
O vídeo de Lula caminhando no Sírio-Libanês foi falso?
Já falamos sobre isso mais cedo. O vídeo é autêntico e foi publicado nas redes sociais oficiais do presidente. A recuperação apresentada por Lula está dentro das expectativas médicas para os procedimentos aos quais ele foi submetido.
Conclusão
Fake news
As alegações de que as cirurgias de Lula foram falsas ou que os vídeos de sua recuperação foram manipulados não procedem. Além disso, é falso que o homem que gravou o vídeo seja um médico ou autoridade no assunto “cirurgias cranianas”.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
The post Homem que gravou vídeo não é médico e não é verdade que cirurgia de Lula tenha sido uma farsa appeared first on Boatos.org.