Plataforma opini.pix não vai pagar dinheiro por pesquisa sobre marcas famosas

Boatos.org

Boato – Você pode ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas sobre grandes marcas na plataforma opini.pix.

Análise

Início de ano nunca é diferente. Os inúmeros boletos, como IPVA, IPTU e os materiais escolares dos filhos, vão se acumulando e a necessidade de mais dinheiro acaba colocando diversas pessoas em risco. E já sabemos que a promessa de dinheiro fácil sempre deve ser vista com enorme desconfiança.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a plataforma opini.pix estaria pagando muito dinheiro na internet. Segundo uma publicação, bastaria responder pesquisas sobre grandes marcas para ganhar o dinheiro anunciado. Confira:

Versão 1: “APP OPINI PIX ((É GOLPE?)) OPINA PIX É CONFIAVEL? OPINI PIX FUNCIONA? APP OPINI PIX – OPINA PIX”. Versão 2: “OPINI PIX. OPINI PIX PAGA MESMO? OPINA PIX FUNCIONA? OPINIPIX É CONFIÁVEL? APLICATIVO OPINA PIX”. Versão 3: “APP OPINI PIX (VEJA MEU RELATO) OPINI PIX FUNCIONA? OPINA PIX É GOLPE? APP OPINI PIX – OPINA PIX”.

A história ganhou uma enorme visibilidade nas redes sociais, em especial, no Facebook, YouTube e Instagram e deixou muita gente esperançosa. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, buscamos mais informações sobre o assunto e vamos te explicar, em três passos, os motivos para não acreditar nessa história: 1) Você vai ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas no “Opini.pix”? 2) O que acontece se você fazer o pagamento para o opini.pix? 3) Por que há propagandas como estas em canais do YouTube com muitos seguidores?

Checagem

Você vai ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas no “opini.pix”?

Definitivamente não. Para começo de conversa, a tal opini Pix sequer é apresentado como uma empresa no “site oficial” da plataforma. Não existe CNPJ, nome dos responsáveis e nem outras informações legais no site. E a falta dessas informações já coloca em xeque a participação de grandes marcas (como Nubank, Bradesco e McDonald’s) nessa ação. Sabemos que grandes marcas são bastante criteriosas em relação a parcerias, especialmente envolvendo promessas de dinheiro a seus clientes.

O golpe funciona da seguinte forma: a plataforma é divulgada em anúncios nas redes sociais e por meio de vídeos no YouTube. Ao acessar o link indicado, uma página de uma suposta pesquisa é aberta. Ao final do processo, você é redirecionado para uma página de pagamento e o site exige que você pague entre R$ 70 a R$ 150 para receber o valor prometido. Todo esse enredo é, no mínimo, muito estranho, porque primeiro o anúncio te oferece dinheiro, mas depois você precisa pagar uma quantia em dinheiro (que não foi previamente divulgada) para supostamente receber o valor.

O que acontece se você fazer o pagamento para o opini.pix?

O resultado, com certeza, será catastrófico e exatamente igual a outros golpes: você vai perder tempo e dinheiro (e ainda não vai receber nada). No Boatos.org, já desmentimos inúmeros outros golpes parecidos que prometiam o pagamento de um valor para você avaliar produtos, mas ao chegar no final da avaliação, pediam o pagamento de uma quantia (que não havia sido previamente divulgado). Você pode consultar todos os desmentidos aqui, aqui e aqui.

Não existe nada de pagamento. A Perfectpay, empresa que é utilizada como meio de pagamento nesse tipo de golpe, acumula reclamações na internet. Na plataforma Reclame Aqui é possível ver diversas reclamações sobre o site opini.pix. Muitas pessoas afirmam que pagaram o valor indicado, mas não receberam o dinheiro.

Por que há propagandas como estas em canais do YouTube com muitos seguidores?

O golpe está sendo divulgado de forma recorrente no YouTube. Na rede social, os títulos dos vídeos que divulgam a Opini.Pix apresentam uma estratégia retórica onde questionam se a plataforma é realmente confiável. Mas ao acessar o vídeo, os “influencers” mudam completamente a narrativa, falando apenas coisas boas e afirmando que a plataforma paga tudo e de forma correta. Porém, existem coisas suspeitas nessa divulgação.

A principal hipótese é de que os youtubers que estariam divulgando a plataforma, na verdade, foram hackeados. Existem dois pontos que corroboram para essa teoria. O primeiro deles é que em algumas contas (aqui e aqui), as pessoas que gravaram os vídeos de divulgação não são os donos dos canais.

O segundo é que youtubers já relataram casos parecidos. Em 2020, youtubers alertaram que tiveram suas contas invadidas por hackers que utilizaram os canais para fazer lives e prometer dinheiro fácil por meio de criptomoedas. Já em 2023, a empresa Kaspersky escreveu um artigo onde mostra como hackers podem sequestrar contas e como a pessoa pode se proteger, alertando para casos que ocorreram nos últimos anos.

Além disso, existem outras hipóteses, como os youtubers estarem sendo pagos para divulgar esse tipo de conteúdo e a criação de canais clones (com nomes parecidos). Porém, devido às denúncias, a teoria mais provável é que os canais tenham sido invadidos.

Conclusão

Golpe ⚠

A plataforma opini.pix é um golpe e não vai te pagar para responder pesquisas sobre grandes marcas. Além do “site oficial” da suposta empresa não apresentar nenhuma informação legal, como CNPJ ou nome dos responsáveis, a opini.pix ainda pede um pagamento antes de liberar o valor prometido pela pesquisa. Por fim, no YouTube, diversos vídeos que estão divulgando a plataforma não foram gravados pelos donos dos canais onde as imagens foram publicadas. Acredita-se que os canais foram hackeados e estão sendo usados para amplificar o anúncio da plataforma. No Reclame Aqui, existem diversas denúncias e relatos de pessoas que pagaram o valor pedido pelo site, mas que não receberam nada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Plataforma opini.pix não vai pagar dinheiro por pesquisa sobre marcas famosas appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.