Lula não foi proibido de entrar em Portugal porque André Ventura não venceu eleições

Boatos.org

Boato – Lula foi proibido de entrar em Portugal após resultado de eleições no país e promessa de André Ventura.

Análise

Durante a campanha eleitoral em Portugal, uma fala do candidato André Ventura acabou repercutindo no Brasil. Membro do Chega! (partido de extrema-direita), ele anunciou que tomaria uma medida drástica se eleito.

Em algum momento da campanha, ele disse que o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva seria proibido de entrar em Portugal caso ele fosse eleito como primeiro-ministro do país.

Após o resultado das eleições, muitas pessoas passaram a falar que Lula estaria proibido por conta do anúncio de André Ventura. Isso ocorreu após a vitória da centro-direita no país. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Lula será proibido de pisar em Portugal! E se pisar será preso! A direita venceu em Portugal…. Depois de anos sendo sugado pela desgraça esquerda, dão o pé na bunda e a direita reina em Portugal…. #ForaLulaeSuaQuadrilha

Checagem

Em meio a “comemorações” de opositores de Lula, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto da fala de André Ventura sobre Lula ser proibido de entrar em Portugal? 2) Lula foi proibido de entrar em Portugal após o resultado das eleições? 3) Havia alguma chance de isso ocorrer se André Ventura fosse eleito?

Qual é o contexto da fala de André Ventura sobre Lula ser proibido de entrar em Portugal?

Durante um comício em Portugal, André Ventura disse que se o Chega! ganhasse a eleição em Portugal, ele não deixar Lula entrar no país em 25 de abril. Além disso, ele chamou Lula de corrupto e disse que o presidente brasileiro iria ficar no aeroporto e iria ser preso se insistisse. Veja:

Lula foi proibido de entrar em Portugal após o resultado das eleições?

Não foi por um simples motivo: O Chega! perdeu as eleições no país. Depois do resultado das eleições presidenciais, a coalização de centro-direita Aliança Democrática venceu as eleições. Como o país é parlamentarista, a Aliança Democrática terá que fazer composições para eleger o primeiro-ministro. E uma coisa está decidida: não será feita aliança com o Chega!. Ou seja: André Ventura não poderá decidir nada.

Havia alguma chance de isso ocorrer se André Ventura fosse eleito?

Não sabemos. Em um exercício de “se”, podemos imaginar dois cenários: 1) Ele manter a “promessa” e Lula falar também que “não quer dialogar com governo de extrema-direita”. 2) Ele amenizar o discurso e aceitar o diálogo. Não é possível dizer qual cenário prevaleceria.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Lula tenha sido proibido de entrar em Portugal. A “promessa” (que nem sabemos se será cumprida) foi feita por um candidato derrotado nas eleições e André Ventura não terá (pelo menos agora) oportunidade de colocar a proibição em prática.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Lula não foi proibido de entrar em Portugal porque André Ventura não venceu eleições appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.