Boato – O restaurante Madalosso em Curitiba fechou após Beto Madalosso colocar um cartaz com dizeres “bolsonaristas não são bem-vindos”.
Análise
Hoje temos um exemplo de uma história que só está circulando porque há algum tempo houve uma fake news que viralizou. A história se passa em Curitiba e aponta para um restaurante.
De acordo com mensagens em redes sociais e publicações em site de caráter conservador, um restaurante de propriedade de Beto Madalosso teria fechado por um motivo muito peculiar: ele teria colocado um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”. Leia algumas das versões que circulam online:
Versão 1: Tô repostando esse video só pra dizer o seguinte: O cara não aceita ser boicotado, mas colocou uma placa em frente ao restaurante dele, o tal madalosso, dizendo que olsonaristas não eram bem-vindos? Ué! Ele queria o quê? E cadê os 60 milhões, que fizeram o L como ele?
Versão 2: “Dono de restaurante que colocou cartaz dizendo que bolsonaristas não eram bem vindos, faliu em Curitiba Versão 3: Esse é o trouxa que colocou um cartaz em seu restaurante falando que bolsonaristas não eram bem vindos. Pois é , faliu! Curitiba Beto Madalosso anuncia fechamento de restaurante em Curitiba
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Beto Madalosso colocou um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”? 2) O restaurante Madalosso fechou recentemente? 3) Qual o restaurante de propriedade dele que fechou recentemente e qual o motivo?
É verdade que Beto Madalosso colocou um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”?
Não é verdade. Na realidade, essa história é uma evolução de um boato que desmentimos em 2022. Na época, desmentimos que o empresário tinha dito “não faço questão que meus clientes bolsonaristas comam no Madalosso”. O próprio restaurante negou a teoria.
Se o dono não falou nada do tipo, a teoria de que foi colocado um cartaz “bolsonaristas não são bem-vindos” é mais estranha ainda. Há outro ponto que corrobora com o fake: não há sequer uma foto do tal cartaz ou mesmo registro em fontes confiáveis.
O restaurante Madalosso fechou recentemente?
Não. O principal restaurante da rede é o Família Madalosso. Eles continuam abertos e funcionando normalmente. Ou seja: é mais uma informação errada.
Qual o restaurante de propriedade dele que fechou recentemente e qual o motivo?
Na realidade, o restaurante que fechou as portas é o Trolha. De fato, é uma iniciativa de Beto Madalosso. Porém, o motivo não tem relação com bolsonaristas. Na realidade, a iniciativa durou seis mesmo e não deu certo, de acordo com o próprio empresário, por conta de um erro estratégico. Tanto que a “trolha” (prato principal que é uma espécie de pizza individual enrolada) continua sendo vendida via delivery ou como prato em outro formato de comércio (não um restaurante).
Conclusão
Fake news
Vamos recapitular para tudo ficar claro. 1) É verdade que um restaurante de Beto Madalosso fechou as portas. 2) O restaurante não é o Madalosso. 3) Ele nunca colocou um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”. 4) Logo, o fechamento não tem relação com isso.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).
The post É falso que restaurante Madalosso fechou e colocou cartaz “bolsonaristas não são bem-vindos” appeared first on Boatos.org.