Boato – Um major aviador fez uma análise sobre o Rio Grande do Sul e pediu o impeachment do presidente Lula.
Análise
Não é novidade que a questão das enchentes no Rio Grande do Sul está sendo utilizada de forma política. É justamente neste contexto que um conteúdo está viralizando com força em redes sociais.
A postagem aponta para o que seria um áudio de um “major aviador”. Junto ao vídeo aparece uma foto quem seria o major aviador. Leia a mensagem que o acompanha.
É preciso prestar muita atenção nas palavras desse Major Aviador da reserva; com mais de 70 anos, sobram-lhe carater e hombridade que faltam aos atuais comandantes! É preciso aproveitar a reconstrução do RS para avançarmos na reconstrução do Brasil!
No áudio, o cidadão aponta que o que ocorreu no Rio Grande do Sul deveria abrir espaço para o Senado abrir um processo de impeachment contra ministros do STF, que se faça uma “reforma do Judiciário”, que Lula sofra um impeachment e que depois haja outra eleição para “reconstruir o Brasil”. Ele fala também que as Forças Armadas teriam que “ficar quietinhas”.
Checagem
O conteúdo é bombástico, mas é muito fogo de artifício para pouca relevância. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) É verdade que um major aviador fez o tal áudio sobre o Rio Grande do Sul e pediu o impeachment de Lula? 2) A pessoa da foto é um major aviador? 3) A sugestão de impeachment de Lula e do STF por causa do Rio Grande do Sul tem lógica?
É verdade que um major aviador fez o tal áudio sobre o Rio Grande do Sul e pediu o impeachment de Lula?
Não há qualquer comprovação disso. O tal “major” não se apresenta, não diz de que estado que é nem dá mais detalhes além da patente. Fica difícil projetar. Vale apontar que o fato de a pessoa ser major ou aviador não acaba validando nada do que foi dito. Ainda mais quando sequer se identifica.
A pessoa da foto é um major aviador?
Nem este fator é real. Na realidade, a imagem que está circulando como se fosse do “major aviador” é do general Geraldo Antônio Miotto. Em 2018, ele recebeu, representando o Comando Militar do Sul, um prêmio na Câmara de Vereadores em Caxias do Sul (RS). A foto em questão é da solenidade. Vale apenas citar que o general Miotto não deu, recentemente, qualquer declaração que apontasse para um golpe no Brasil.
A sugestão de impeachment de Lula e do STF por causa do Rio Grande do Sul tem lógica?
Não tem a mínima lógica. Na verdade, o sujeito que gravou o vídeo nada mais usa a tragédia como um pretexto para a aplicação de um golpe no Brasil. Não há a mínima chance de as enchentes no Rio Grande do Sul acabarem gerando uma ruptura democrática no país. Tudo não passa de um discurso golpista já manjado.
Conclusão
Boato sem comprovação
Não há provas de que um major aviador tenha dado as tais sugestões sobre o Brasil por causa das tragédias no Rio Grande do Sul. Além disso, a pessoa da foto não é um “major aviador” e não é o autor do áudio. Por fim, o seu teor é completamente lunático. Toda essa soma nos aponta que tudo não passa de uma fake news.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).
The post Imagem utilizada em áudio não é de “major aviador” e teor não procede appeared first on Boatos.org.