Boato – O arroz da China feito de resina que causa câncer já chegou ao Brasil. Está sendo vendido no DF e derrete quando pega fogo.
Análise
O que não tem faltado na internet são mensagens falsas com ataques à decisão do governo de importar arroz para baratear o preço do produto (que pode ter variação por conta das enchentes no Rio Grande do Sul).
A mais nova mensagem que põe em xeque a qualidade do produto importado é uma reciclagem de outros conteúdos já desmentidos. Um vídeo de uma mulher desesperada após o arroz queimar ao ser colocado diretamente no fogo está circulando junto com uma mensagem que aponta que o produto seria da China, feito de resina e já teria chegado ao Brasil. Leia a mensagem:
*Utilidade pública !!!* DENÚNCIA GRAVÍSSIMA ARROZ DA CHINA DISTRIBUIDO NA CDA DE ALIMENTOS EM ANÁPOLIS GO É VENDIDO BARATO NO DF E É FEITO DE RESINA E CAUSA CONSTIPAÇÃO AGUDA E CÂNCER A MÉDIO PRAZO!!!
Checagem
O que não faltou na internet foi gente compartilhando a história. Assim como nos casos que citavam o “arroz de plástico” e o “sintético”, trata-se de um absurdo. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que há algum arroz da China feito de resina que chegou ao Brasil? 2) O vídeo em questão mostra, de fato, um arroz feito de plástico ou de resina? 3) Qual será o produto que será importado pelo governo brasileiro?
É verdade que há algum arroz da China feito de resina que chegou ao Brasil?
Não. Trata-se de mais uma acusação absurda envolvida com o tema. Primeiro: já mostramos que não há “arroz de resina” feito para consumo. Há, de fato, uma máquina criada para produzir o tal arroz artificial, que pode ser feito com outros cereais e arroz (principalmente, com grãos quebrados). Porém, não se trata de um produto de resina ou plástico.
Segundo: este produto não foi importado pelo governo do Brasil. Ainda não foi definido de onde será importado o arroz que será vendido a baixo custo. O pregão do leilão foi cancelado. Vale apontar que o edital deixa bem claro que o produto importado será o “de verdade”, mais exatamente do tipo 1.
O vídeo em questão mostra, de fato, um arroz feito de plástico ou de resina?
Também não. Isso foi desmentido aqui. Apesar do desespero da mulher do vídeo, não é possível comprovar que o arroz seja de plástico. O vídeo não mostra o alimento “derretendo”. Na realidade, ele mostra o produto sendo queimado (o que acontece quando as coisas são colocadas no fogo).
Qual será o produto que será importado pelo governo brasileiro?
Voltando ao edital. Como falamos, ainda não há a definição em relação ao país que vai enviar o arroz para o Brasil. Porém, há definição do produto. Veja o que está previsto no edital da Conab que trata de importação:
Até momentos antes de publicarmos este conteúdo, a Conab havia publicado regras para o leilão que prevê a compra do arroz para ser vendido no Brasil.
Apesar de o leilão ter sido suspenso, o edital nos ajuda a ter uma ideia de como será o produto comprado. Entre as regras, está de o arroz ser de “tipo 1” (ou seja, o de melhor qualidade possível), não deve ser aromático e vai passar por inspeção para controle de qualidade.
Não está permitida a compra de “arroz artificial”. Vale apontar que o próprio site chinês aponta que o “enriquecido” acaba sendo mais caro do que o comum, o que também não seria rentável.
Como o leilão não foi feito, não é possível saber de que país o arroz será importado. Pode ser que seja do Mercosul, de países asiáticos e de qualquer outro lugar. Só uma coisa é fato: não vai se tratar de um produto artificial. Vai ser “real” (só que com preços mais competitivos).
É importante que se tenha ciência que todo o arroz importado pela Conab vai passar por uma rígida inspeção. Logo, um “produto de plástico” (ou sintético) não poderia ser comprado.
Conclusão
Fake news
Temos mais um episódio da besteira imensa que está circulando na internet. O arroz que será importado pelo Brasil não será sintético, de plástico ou de resina. A mensagem que está circulando é falsa e o vídeo não comprova que o produto não seja “natural”.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).
The post É falso que arroz da China feito de resina tenha chegado ao Brasil appeared first on Boatos.org.