Texto que fala de golpe com o uso de chaveiros coloridos com número de telefone não passa de boato

Boatos.org

Boato – Bandidos estão jogando chaves com chaveiros coloridos e um número de telefone para aplicar golpes no celular.

Análise

Nos últimos dias, começou a circular em redes sociais uma espécie de alerta que deixou as pessoas ainda mais desconfiadas. Seria sobre um “novo golpe” na praça. De acordo com os textos, bandidos estariam jogando chaves com chaveiros coloridos nas residências das pessoas para aplicar um golpe.

A ideia seria jogar a chaves com uma identificação de número de telefone. A partir daí, só seria preciso receber a ligação e ter todos os dados para “clonar” o celular dela. Leia a mensagem que circula na internet:

Um novo golpe na praça. O bandido joga na sua residência uma chave com um número de celular. Você encontra a dita chave e chama no celular que está no chaveiro. O meliante pergunta onde é o seu endereço para ir buscar. Pronto! O bandido tem o seu celular , seu endereço e até meios para clonar o seu celular.

Checagem

O conteúdo, sempre com a imagem da mesma chave, circulou com muita força na internet. Porém, tudo não passa de um boato. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Como surgiu esta história de golpe com o uso de chaves com chaveiros que têm um número de telefone? 2) É verdade que bandidos estão aplicando golpes com chaveiros que têm números de telefone? 3) Faz sentido falar sobre um golpe deste?

Como surgiu esta história de golpe com o uso de chaves com chaveiros que têm um número de telefone?

Pelo que vimos, esta história circulou em espanhol antes de circular na língua portuguesa. De acordo com esta matéria do site “Maldita.es”, o número de telefone apresentado na mensagem é da Argentina. No México, a história também foi desmentida. Ou seja: foi a partir do conteúdo em espanhol que a história se espalhou no Brasil.

É verdade que bandidos estão aplicando golpes com chaveiros que têm números de telefone?

Não há nenhum relato de que bandidos estejam aplicando este tipo de golpe no Brasil. Há, inclusive, um detalhe: a “versão” em português da história é diferente do conteúdo que circulou originalmente.

Na “história” em espanhol (que também circula sem nenhum caso real para comprovar), é dito que os bandidos deixam a chave, esperam ligar, combinam um encontro e realizam um assalto. Na história em português, é dito que os bandidos se aproveitam do número do telefone para aplicar golpes cibernéticos.

Salvo se alguém vir a mensagem e resolver “tentar a sorte” (o que vocês verão que é difícil), o fato é que não é verdade que os bandidos estão aplicando golpes com estes chaveiros.

Faz sentido falar sobre um golpe deste?

Assim como no caso que citamos sobre os chaveiros com GPS (uma versão digital do mesmo boato de golpe), não faz muito sentido falar sobre um modus operandi como este.

Ele dependeria de diversos fatores para dar certo e exigiria um investimento e “trabalho” por parte dos bandidos. No final, seria muito custo para pouco benefício.

Conclusão

Não há nenhuma prova ou caso real que aponte que bandidos estejam se utilizando de chaveiros com número de telefone para aplicar golpes. Quase marcamos como fake news, mas para dar o “benefício” da dúvida, vamos marcar como “boato”.

Boato sem comprovação 👎

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Texto que fala de golpe com o uso de chaveiros coloridos com número de telefone não passa de boato appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.