Vídeo que circula na internet não mostra “jovem que se identifica como cobra”

Boatos.org

Boato – Um jovem que se identifica como cobra passou por uma mudança de personalidade no metrô e foi filmado.

Análise

Uma parte mais radical dos eleitores de Trump têm, desde o início da campanha nos Estados Unidos, utilizado a argumentação de que ele seria contra a agenda da ideologia de gênero (ou algo similar). É entre este grupo que um vídeo está viralizando.

Nas imagens, um homem começa a rastejar em um trem e parece imitar uma cobra. Junto ao vídeo, há mensagens que aponta que seria um jovem que supostamente se identifica como cobra e teria passado por uma mudança de personalidade dentro de um metrô.

A mensagem é acompanhada de comentários que apontam que é isso que aconteceria no futuro se “todo mundo agisse como se reconhece”. Leia a mensagem e assista ao vídeo:

Versão 1: Um jovem, que se identifica como cobra, passa por uma mudança de personalidade dentro do metrô. Casos de identidades atípicas como este têm se tornado cada vez mais comuns ao redor do mundo. Qual é a sua opinião?

Versão 2: Homem se identifica como cobra, e se arrasta no chão dentro do metrô. O que vocês acham? Versão 3: C U I D A D O Homem que se identifica como COBRA está a solta no metrô de PARIS. Jean Mácron Cobron foi visto pela última vez na estação Gare de Lyon. Se você encontrá-lo, não se aproxime, avise as autoridades sanitárias para que ele seja recolhido ao zoológico.

Checagem

Ah, vai… se você não riu com o vídeo, está morto por dentro. Para além da avaliação do vídeo, estamos aqui para falar da história por trás do vídeo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 2) É verdade que o homem do vídeo é um jovem que se identifica como cobra? 3) Há algum caso de que um homem tenha se identificado como cobra?

Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?

O vídeo é uma coletânea de gravações de influencer francês que se identifica como “m.toktok” no TikTok. Em sua página, ele se apresenta como um artista, comediante, humorista com alegria de viver. O rapaz tem 1,3 milhão de seguidores na rede social. Ou seja: faz sucesso.

É verdade que o homem do vídeo é um jovem que se identifica como cobra?

Não. Não só a biografia dele desmente que ele se identifique como cobra como também os vídeos mostram outras performances em grupo. Em alguns casos, há imitações de animais. Em outros, há gritos efusivos. Em nenhum deles, é dito que seja algo da personalidade. É só uma encenação.

Há algum caso de que um homem tenha se identificado como cobra?

Não encontramos nenhum caso. Há, de fato, alguns raros (raríssimos) a pessoas que se reconhecem como animais (como cachorros). Porém, isso está mais ligado a questões de “entretenimento” (para não dizer outra coisa) do que psicológicas. Porém, ninguém chegou ao nível de se apresentar como uma cobra.

Conclusão

A alegação de que um jovem se identifica como cobra e experimenta uma transformação dentro de um metrô não é falsa. O que houve foi uma performance de um humorista francês que ganha seguidores (e dinheiro) com a prática.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Vídeo que circula na internet não mostra “jovem que se identifica como cobra” appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.