Fake news sobre Janja em evento de candomblé na Catedral de Brasília volta a circular

Boatos.org

Boato – Janja dançou em evento de “macumba” organizado por ela na Catedral de Brasília.

Análise

O cenário político brasileiro está muito agitado com as denúncias de um plano para golpe de estado que resultaria na morte de políticos como Lula e Alckmin. Talvez até para “distrair” algumas pessoas, bolsonaristas têm compartilhado um conteúdo antigo sobre Janja.

De acordo com a mensagem que está circulando na internet, a primeira-dama teria dançado durante um evento de candomblé (chamado de pejorativamente de macumba) na Catedral de Brasília.

O texto aponta, ainda, que Janja teria sido a organizadora do evento e que isso profanaria a Igreja Católica. Leia algumas das versões da história que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: O altar da Catedral de Brasília virou terreiro de macumba em evento promovido pela Primeira Dama Esbanja. Uma GRAVE profanação de um Templo Católico. O que será que ainda está faltando essa “LOUCA” fazer dentro de Brasília??? Compartilhe muito.!!!

Versão 2: A Janja transformando o altar da Catedral de Brasília num terreiro de candomblé sobre os aplausos de sacerdotes adeptos da Teologia da Libertação. Profanação e desrespeito!!! Versão 3: Pelo menos de tédio não morremos. A última proeza da esbanja deslumbrada evento na Catedral de Brasília

Checagem

A história em questão não é necessariamente nova (em 2023, desmentimos o mesmo conteúdo no Boatos.org). Como voltou a viralizar, estamos aqui para checar respondendo, inclusive, algumas perguntas similares: 1) Foi realizada uma cerimônia de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília? 2) A Janja organizou o evento descrito como de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília? 3) É Janja quem está no vídeo e houve desrespeito?

Foi realizada uma cerimônia de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília?

Não. O evento em questão, que foi realizado em 2023, não tinha nada a ver com a manifestação de outras religiões. Na realidade, o evento se tratava de uma apresentação da Orquestra Mundana Refugi, um grupo musical composto por brasileiros, imigrantes e refugiados. O objetivo do evento era conscientizar a comunidade de Brasília sobre a questão dos migrantes e refugiados. A dança que ocorreu no final da apresentação e aparece nos vídeos mostra uma manifestação espontânea de duas pessoas que estavam na plateia.

De acordo com uma nota escrita pelo maestro e diretor da Orquestra Mundana Refugi, dois espectadores africanos subiram ao palco para dançar, em forma de agradecimento, à Orquestra. Segundo eles, ao escutarem uma música de seu país, eles se emocionaram e a dança foi uma manifestação cultural de alegria e agradecimento aos músicos. Ainda segundo o maestro e diretor da Orquestra, ao perceber a situação, uma cantora africana da Orquestra se dirigiu até às duas pessoas e fez um sinal, pedindo para que eles voltassem ao lugar, o que foi atendido prontamente pelas pessoas.

A Janja organizou o evento descrito como de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília?

Não. A apresentação da Orquestra Mundana Refugi fazia parte do III Congresso Internacional de Direito do Seguro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Na oportunidade, a apresentação da Orquestra Mundana Refugi foi dedicada à causa palestina, uma vez que dois integrantes do grupo vieram da Palestina. A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, não teve nada a ver com a organização ou execução do evento.

É Janja quem está no vídeo e houve desrespeito?

Não e não. Conforme já descrevemos, a dança foi de dois espectadores africanos da orquestra que se apresentou em 2023. Janja sequer estava presente no local.

Segundo a própria Catedral de Brasília (DF), não existem elementos morais e canônicos que caracterizem profanação. De acordo com a nota emitida pela Arquidiocese de Brasília, a manifestação espontânea pegou todos os presentes de surpresa, mas ressaltou que a Catedral de Brasília (DF) conduziu de forma objetiva tudo aquilo que havia sido combinado previamente com a organização do evento.

Conclusão

Fake news ❌

Assim como em 2023, a história que aponta que a primeira-dama Janja Lula da Silva organizou um “evento de macumba” na Catedral de Brasília é falsa. É uma fake news antiga que voltou a circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post Fake news sobre Janja em evento de candomblé na Catedral de Brasília volta a circular appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.