É falso que o camarão seja um descendente da barata

Boatos.org

Boato – Foi descoberto que o camarão é uma espécie que veio da barata e, por isso, faz mal.

Análise

Infelizmente, a internet é repleta de dicas mirabolantes de saúde das mais diversas. É neste cenário que uma “descoberta” tem circulado em redes sociais e aponta para o camarão.

Vídeos de um “especialista” circulam com a polêmica afirmação de que “o camarão veio da barata” e que os dois animais seriam da mesma espécie.

Em vídeos e mensagens, o camarão é descrito como descendente direto da barata e comparado a animais de comportamento carniceiro, como ratos e urubus. Leia algumas das versões:

Versão 1: Camarão é uma espécie que veio da barata graças a Deus não gosto e tenho até alergia Versão 2: VC SABIA QUE O CAMARÃO VEIO DA BARATA ?

Versão 3: O camarão é um descendente antigo da barata. Ele é um crustáceo artrópode, a gente chama. Ele é descendente da barata, e ele é um lixeiro, ele é parente da barata, ele veio da barata. A lagosta também, né? É parecido. Não, ele é parente mesmo, é artrópode, né? Parente. E o problema dele é que ele é carniceiro. Então, por exemplo, tudo que morre e fica no mar em decomposição, o camarão se alimenta. Então, quer dizer, qual a diferença do urubu para o camarão? É um outro, não, né? É um outro nada. Então a gente tem que observar isso aí porque urubu é, o gosto é nojo. Você não tem nojo? Não tem problema, né? Entendesse o que estou falando? Não é isso? Não liga, né, a pessoa que come rato.

Checagem

A história poderia ser considerada uma bomba no mundo da biologia, mas a coisa não é bem assim. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) O camarão é uma espécie que veio da barata? 2) Quais são as diferenças entre o camarão e a barata? 3) O que mais há de errado no texto?

O camarão é uma espécie que veio da barata?

Não. Camarões e baratas não são da mesma espécie nem possuem ligação direta na árvore evolutiva. Ambos pertencem ao filo Arthropoda, que engloba animais com exoesqueletos e patas articuladas, como crustáceos (camarões, lagostas e caranguejos) e insetos (como as baratas).

Apesar de terem um antepassado comum que viveu há mais de 500 milhões de anos, os crustáceos evoluíram separadamente dos insetos desde então. Portanto, o camarão não “descendeu” da barata.

Quais são as diferenças entre o camarão e a barata?

As diferenças entre camarões e baratas são muitas. Os animais são de classificações biológicas diferentes (o camarão é um crustáceo e a barata é um inseto), vivem em ambientes diferentes, têm dietas diferentes (os camarões não comem só lixo) e, claro, um é mais saboroso do que outro.

O que mais há de errado no texto?

Há várias informações incorretas ou exageradas. Não é verdade que camarões comam apenas restos ou que seja diretamente ligado ao urubu. Além disso, a questão da alergia é relativa. Ela não tem relação às baratas e camarões.

Conclusão

Fake news ❌

A teoria de que o camarão veio da barata ou que ambos pertencem à mesma espécie é falsa. A confusão surge porque os dois animais compartilham o filo Arthropoda, mas sua evolução se deu de forma totalmente distinta. Se você é fã de camarão, pode comê-lo sem medo e sem achar que está comendo uma barata.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post É falso que o camarão seja um descendente da barata appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.